domingo, 9 de novembro de 2008

Advogada Carolina Galdino analisa a política local no "Cultura Livre"


O programa Cultura Livre entrevistou, no último sábado, a advogada Carolina Galdino da Silva. Cidadã atuante na sociedade local, a convidada discutiu o engajamento do cidadão dentro da política municipal, o papel dos conselhos municipais e a avaliou os últimos quatro anos da gestão Kiko Micheloni. Carolina, que coleciona um vasto trabalho frente a vários conselhos municipais, tais como, saúde, assistência social e cultura, revelou o porquê de sua saída destes grupos, efetivada na semana passada. Afirmou que em Adamantina os conselhos municipais não cumprem o seu verdadeiro papel, que é orientar o poder público, e que na maioria das vezes as pessoas que estão a frente destes grupos são pessoas direta ou indiretamente ligadas ao governo local, proporcionando uma espécie de acomodação de seus integrantes. 

Perguntada sobre qual a sua proposta para haver uma maior participação popular na cidade, Carolina respondeu que o poder público deve respeitar o povo e promover o diálogo acima de tudo, fato que, segundo ela, começa a ser trabalhado junto a administração com o auxílio do professor Mauro Cardin, classificado pela entrevistada como o “Guru” da gestão.

Sobre a participação feminina na política adamantinense, Carolina afirmou que o tratamento do prefeito Kiko Micheloni à sua vice-prefeita, Beth Meirelles, exemplifica a falta de diálogo do Executivo com o público feminino. Salientou que a posição da vice, no dia da eleição, quando esteve sozinha na frente do Fórum, foi emblemática nessa questão. Relembrou também que, quando esteve como presidente da Rede de Combate ao Câncer, ouviu inúmeras promessas do prefeito, que, segundo ela, não foram minimamente atendidas nos últimos quatro anos.

Carolina teceu fortes críticas a secretária da saúde e disse que a gestão nessa área deixa muito a desejar. Nessa questão, disse que o conselho de saúde, no qual participava, não tem nenhuma representatividade, pois apenas acata ordens e não discute os diversos problemas existentes no setor.

Indagada sobre uma possível candidatura ao legislativo nos próximos anos, afirmou que não passa isso por sua cabeça e que para ser atuante na sociedade não, necessariamente, precise ocupar cargo público. Defendeu ainda a não remuneração da vereança, pois muitos candidatos exercem a função devido ao salário e não por competência.

Respondeu ainda sobre a possibilidade da fundação de um partido em Adamantina sobre a sua liderança. Afirmou que, com muito cuidado, está procurando uma agremiação de orientação esquerdista que possa ajudar no crescimento de Adamantina e acenou com alguns contatos com o PSOL.

No final da entrevista disse que continuará cobrando o poder público por melhorias para a Adamantina e espera uma atuação política mais agressiva dos gestores junto ao poder Estadual e Federal, como já articula o prefeito de Osvaldo Cruz, Valtinho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Não sabia que a Carolina Galdino também é cientista política? Mas também com participação em tantos conselhor municipais! Será que ela contribuiu para algum destes conselhor provincianos ou se aproveitou disto e daquilo para seu jornal camuflado de esquerdista?
Este espaço prova cada dia que a politicagem ainda existe.
Neste tempo sem tempo em meio ao tempo é bom ficar de olhos bem abertos!

Bruno Pinto Soares disse...

Nem tudo que foi dito no programa eu concordo. Pelo contrário, tenho inúmeras ressalvas. Entretanto respeito a coragem da Carolina em se posicionar. Num ambiente de covardia reinante como é nossa cidade o que, invariavelmente, reflete nesse Blog, qualquer voz destoante merece ser ouvida e analisada!

abraço

Anônimo disse...

isso aqui está às moscas.

Anônimo disse...

Eu falei que quando acabasse a política, o blog ia desaparecer
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora ficam os tontos (q faziam parte do Ágora) com blogs. É a carreira solo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno Pinto Soares disse...

Acredito que esse momento, pós-eleitoral, serviu de reflexão para muito de nossos articulistas e comentaristas. Enfrentar a derrota e a desilusão não é algo fácil para a grande maioria!

Entretanto, acredito que ano que vem as coisas voltem a normalidade.
Não estou sabendo de outros Blogs, mas gostaria dos endereços para poder tecer comentários, não anônimos, é claro