terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“Tenho diversos projetos para melhorar Adamantina”, afirma Faraday Zanandréa


O programa Cultura Livre do último sábado, 10/01, recebeu como convidado Faraday Geraldo Zanandréa, uma figura marcante de Adamantina, conhecido por suas invenções, histórias e simpatia. Nascido em Matão, Faraday é filho do lendário Alcides Zanandréa, que também foi uma pessoa ligada a ciência, desenvolvimento de projetos e invenções, e que foi responsável pela confecção do galo que fica no alto da torre da igreja Matriz de Santo Antônio.
Faraday começou a entrevista explicando a origem e o significado de seu nome, no qual recebeu como homenagem de seu pai ao grande cientista em estudos sobre o eletromagnetismo Michael Faraday. Quando questionado a respeito de suas invenções, disse que o crédito de inventor deve-se mesmo ao seu pai, a quem considerava um gênio e que teria inventado uma panela de pressão muito tempo atrás, ainda na década de 1930, além de vários outros equipamentos, como um esterilizador para a Santa Casa. No entanto, Faraday não descarta ter desenvolvido alguns projetos e criado algumas engenhocas.
O convidado é um entusiasta da astronomia e ufologia, sendo membro do Clube de Astronomia de Mariápolis, cidade vizinha a Adamantina, e explicou as dificuldades encontradas para desenvolver um projeto desta natureza em nossa cidade. Devido ao seu grande interesse em OVNI’s (Objeto Voador Não Identificado) Faraday coleciona vários filmes com o registro do aparecimento desses objetos em vários lugares do mundo e acredita que o caso Roswell e do ET de Varginha sejam verídicos. Mas disse nunca ter testemunhado algum caso envolvendo OVNI’s ou ET’s em Adamantina. No entanto, afirmou que em nossa região há registros desses fenômenos e que, segundo ele, muitos não relatam por vergonha e pelo descrédito que muitos dão ao tema. Em um momento inusitado do bate papo, explicou aos ouvintes como se deve proceder caso tenha contato com algum disco voador.
Zanandréa também contou sobre seus projetos ambientais e urbanísticos, assim como o de um palco para uso múltiplo que seria feito no pátio da feira livre de Adamantina e que, segundo ele, já está em poder da prefeitura. Além disso, relatou outro projeto, no caso a cobertura do Poliesportivo de Adamantina e algumas modificações para melhoria do transito da cidade. O convidado também confirmou a história de que criou um projeto para solucionar as inundações na cidade de São Paulo, o qual entregou pessoalmente ao governador da época, Geraldo Alckmin.
Ao final desta entrevista, que decorreu de maneira muito descontraída, Faraday finalizou explicando uma curiosidade que vários adamantinenses comentam: se é verdade que ele sai de sua oficina esperando que um saco de dinheiro caia do céu toda que um avião levanta vôo em Adamantina. Segundo ele, a história procede e este costume foi criado devido aos filmes que assistia, onde sempre o bandido deixava cair uma mala de dinheiro de dentro de algum avião. Afirmou que tem esperanças de que um dia esse fato ainda se concretizará.

Nenhum comentário: