quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que os adamantinenses não entendem...

Todo início de ano a imprensa local faz previsões sobre a cidade. Recentemente um editorial já projetou 2011 repleto de boas notícias para os adamantinenses. Não se sabe se é o espírito cristão ou o estímulo oficial o que deixa esse segmento de nossa imprensa otimista nesta época, mas ficou claro que o jornal aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, elogiar quem está no poder.

A simples transcrição de informações, na maioria das vezes oficiais, já aborrece grande parte dos que leem jornal em Adamantina. Nas raras vezes em que erros são apontados há a sensação de que o redator o faz cons-trangido, pois tece longos elogios à secretaria implicada e deixa claro que o problema não só é pontual como também logo será resolvido. Fica sempre a impressão de que tal veículo de informação não quer deixar descontente o seu maior anunciante.

Os adamantinenses não entendem, por exemplo, por que os assuntos referentes à FAI nunca são tratados com a devida importância. Há pouco tempo, um editorial classificou como “central de boatos” aqueles que, sem informações precisas, “discutem nas esquinas” os problemas da instituição. Se existem “boatos”, fica evidente a falta de esclarecimentos, seja por parte da imprensa, seja por parte da assessoria da faculdade, que raramente presta esse serviço. Possíveis contratações irregulares, falhas em concurso, gastos excessivos com site, diminuição de alunos e problemas financeiros são questões que ficaram à margem da imprensa em 2010.

A postura do legislativo é outro assunto que os adamantinenses não entendem. Causou constrangimento na reeleição do presidente da casa, conhecido defensor dos projetos do executivo, o voto de uma vereadora que sempre foi crítica em relação à administração. É também por esse tipo de incoerência que, dos nomes que se discutem para ser candidato a prefeito em 2012, nenhum vem da Câmara, ainda que nela existam edis já no segundo mandato.

Mesmo com a candidatura da situação “lançada” em cadeia de rádio, a oposição não consegue articular seus nomes. Ex-prefeitos, ex-secretários, ex-diretores, atuais mandatários, ninguém ainda conseguiu juntar meia dúzia de adeptos. Como nos últimos anos essas pessoas estiveram alheias aos importantes temas locais, agora fica estranho desejarem convencer a opinião pública de que lhes importa aquilo que por tantos e tantos anos não lhes importou.

Não entendemos também como nenhuma autoridade questiona por que Adamantina tem um dos combustíveis mais caros da região. Cidades próximas como Dracena, Junqueirópolis, Lucélia e Osvaldo Cruz têm preços muito melhores. Ou por que, mesmo com inúmeras reclamações, a temporização dos semáforos ainda não foi adequada à realidade do trânsito.

Todas essas questões mostram a incoerência entre o discurso de nossos políticos e os seus atos; o que não deixa de ser uma manifestação de desprezo pela inteligência dos cidadãos. Finalmente, vale perguntar: onde estão nossas lideranças para cobrar um pouco mais de empenho de nossos gestores públicos para melhorar a vida dos munícipes?

12 comentários:

Tiago Vitorino Lott disse...

Ainda bem que estamos diante de um texto opinativo. Pois, ao meu ver, está totalmente fora de realidade. Senão, vejamos:

1 - Você parece ter tirado suas conclusões por uma espécie de "retrospectiva". Retrospectivas não tem como objetivo ser crítico, mas, tão somente, narrar fatos. Qual tipo de negativismo você esperava? Narre aqui fatos locais negativos de grande relevância para constar em uma retrospectiva (a suposta crise na FAI não vale, pois colocar ordem na casa não conta).

2 - Bom, esta claro que vc está falando do Diário do Oeste. Ok. Talvez vc só ficou na "retrospectiva" deste jornal mesmo. Quer críticas à Administração? (ou Secretaria - como vc mencionou)
a) PSFs: a novela (pq tiveram várias reportagens) dos moradores do Jardim Bela Vista que reivindicam a construção de uma unidade em seu bairro.
b) O Fracasso da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que não pode ser licitado por erros no terreno.
c) ruas mal iluninadas
d) bueiros abertos
e) auto preço dos postos (sim. eles fizeram reportagem - e foi de capa se não me falha a memória. Mas tenho certeza quanto ao posto usado como exemplo: foi o antigo posto Texaco (hj Ipiranga))
f) Decisão de Conselho contra o curso de direito da FAI
g) cansei...tiveram várias

3 - Sobre os boatos da "crise" na FAI. O que vc queria? Que o jornal espantasse os alunos? O que aconteceu em 2010 na FAI foi contenção de despeças para colocar a casa em ordem. Inclusive juridicamente, pois existia diversos apontamentos do Tribunal de contas.

4 - A má articulação da oposição é culpa da imprensa agora? Qual é..daqui apouco vc vai dizer que as "zelite" comanda tudo..

Bruno Pinto Soares disse...

Olá Tiago Lott,

Primeiramente fico feliz com seu comentário!!! Raramente alguém se coloca a disposição para debater temas locais sem o uso de ataques pessoais...

Entendo seu ponto de vista, mas não concordo com ele! Falar de bueiro aberto e rua mal iluminada é pouco para a imprensa! Está bem claro que, salvo exceções, a imprensa é complacente com as falhas da administração e excessiva nos elogios!

Não tem essa de "espantar alunos da FAI". A imprensa tem que noticiar a realidade e não camufla-la! Quem tem que se preocupar com os alunos da FAI e a qualidade dos cursos é a direção. Para isso o prefeito deve escolher pessoas competentes para tocar o barco.

Alguns orgãos da imprensa atacam as pessoas que criticam esses problemas! Falar sobre a FAI é complicado em um comentário de Blog, mas presumo que vc não deva ter todas as informações sobre professores, cursos, alunos, aulas não dadas, permissividade, desmando, caixa... Não que não ocorresse antes. Mas afirmo que as coisas não mudaram quase nada!

Muito estranho vc dizer: " Retrospectivas não tem como objetivo ser crítico, mas, tão somente, narrar fatos". Sugiro que vc releia o meu texto! Fiz sim uma retrospectiva e coloquei a minha opinião em tudo o que eu disse! Narrar fatos é o que a maioria dos editoriais fazem por aqui, sempre acrescentando muitos "Parabéns", o que seria válido se todos fossem verdadeiros.
Seria importante vc escrever um texto opinativo também, para ententermos os fatos pela sua ótica.

Ah, quando citei o alto preço dos combustíveis e os problemas dos semáforos, conclui que essa questão deveria ser debatida e solucionada pelos nossos gestores e não pela imprensa! Talvez uma leitura mais atenta do texto sanaria a sua análise equivocada.

Acho importante o seu comentário e espero vê-lo aqui mais vezes.

abraço

Anônimo disse...

Olá Bruno,

Respeito o teu ponto de vista, mas não concordo.
Primeiro, o que você já fez por Adamantina?
Se você, quisesse realmente debater os problemas da FAI, acredito que seria melhor você ouvir os próprios alunos,nada adianta ficar com essa conversinha fiada.
Use o seu alto conhecimento para levantar problemas que possam ser solucionados. Ficar apenas com essas conversinhas não leva a lugar nenhum, recebendo comentários dos desocupados que ficam nas esquinas do centro da cidade, procurando defeitos na administração e na imprensa local. Essas pessoas, incluindo você são pessoas frustadas que tem vontade de ocupar o cargo do 5º andar e não tem competencia suficiente para isso.
Além disso, já que você fala tanto em problemas na FAI e diz que a imprensa está escondendo a verdade, publique essas informções aqui. Se a imprensa está sendo omissa, você também está.
Se você diz que há problemas, divulgue os pontos negativos e não se omita.
Já que você quer o bem de Adamantina e da FAI, 2012 está aí. Se candidate a algum cargo e assim, faça algo bom para o bem municipio, se é que você que o bem da cidade.

Abraço.

Mauro Cardin disse...

Vc decidiu falar de vários temas sem se aprofundar em nenhum. E até que não ficou mal, mas espero que, quando puder, escolha um ou dois deles para uma análise mais aprofundada: o da sujeição do órgão de imprensa ao qual se referiu (que, aliás, não está sozinho) e o da precariedade de nossa Câmara, por exemplo. Parabéns, você é um ótimo articulista! Abraços.

Débora Nazari disse...

Oi Bruno! Quanto tempo não passo aqui pra ler as boas novas de Adamantina.
Para quem está fora a maior parte do ano, e quando chega tem milhões de novidades, fica complicado de digerir taaaantas coisas. Enfim, sei de alguns assuntos desse post, como a crise que se instala na FAI, desde mais vagas que alunos a coisas piores que infelizmente só prejudicam mais e mais a educação que está sendo alimentada por dinheiro e falta de ensino (bem, e talvez falta de grana tb).
Mas, oq mais chamou a minha atenção: o que são esses semáforos de tempo?? Nossa, 52 segundos de espera! Se o transito fosse bom, e tudo arrumado, oq deveria ter sido feito a mais ou menos uns 20 anos atrás, não teríamos esses semáforos!!! E tem mais, achei interessante as gradinhas nas esquisas...bloqueio total de calçada, e as faixas de pedestre....vc pode parar antes e DEPOIS delas!! Não se vê quem vem da esquerda e muito menos da direita.
Quanto a sua 'retrospectiva', o seu blog, como rede social digital pode fazer e falar o que quiser....mas todo começo de ano é assim: "ano novo, vida nova" perspectivas positivas. E vamos torcer pras coisas darem certo né!
beijos

Bruno Pinto Soares disse...

Obrigado Débora e Mauro Cardin pelos apontamentos. É importante ententer a percepção sobre o que se escreve. Por sinal, a cidade precisa de um novo texto do professor Mauro Cardin! Estamos aguardando!!!

Caro "anônimo",

Quando falo dos problemas da FAI, não digo apenas na área institucional. Tenho muito amigos e ex-alunos que cursam a FAI e sei muito bem o que se passa por lá. Parece que os coordenadores e a Direção que não sabem. Se sabem, são omissos, o que é pior quando se trata de uma instituição pública.

O seu discurso muito me lembra um ex-amigo meu, que sempre se defendia com a frase: "o que vc fez pela cidade?". Parte do pressuposto que escrever um texto e levantar o debate não serve para nada! Pensar a cidade e seus problemas não serve para muda-la? Para isso precisa ocupar um cargo público? Queria entender sua noção de cidadão!

Não me vejo frustrado por não "ocupar o 5º andar". Só tenho 26 anos. Seria muita pretensão querer ser o prefeito não é?! Acho que vc não me conhece bem!

Não me omito! Escrevo um texto levantando questões e ainda o coloco em um blog, pronto para entender e pensar as críticas. Ninguém aqui quer ser o Paladino da cidade e ir atrás dos problemas como um cão policial. Entendo que a imprensa e os vereadores são parte importante desse processo e a minha crítica é em relação a falta de postura de grande parte deles!

E não incorpore o discurso oficial de que: se há crítica, não se quer o bem da cidade. Todos nós sabemos que isso não é verdade!!

Abraço

Ceiça Nazari disse...

Olá Bruno! Lendo sua coluna, os comentarios e refletindo, penso que o maior problema é que uma parcela da população não só adamantinense, como de nosso país não se preocupam com o coletivo. Criticar de maneira construtiva como vc faz, causa incomodo e as pessoas de modo quase geral, só gostam de reclamar. Precisamos vivenciar a cidadania na prática e não ficar só no discurso. Continue na luta, apontando os defeitos da nossa cidade, tentando debater, pois uma Ágora reflete uma discussão plural.

Anônimo disse...

Pergunto eu.....

Toda sua IRA contra FAI, não seria por vontade de morder uma fatia do bolo?
Você e seus amiguinhos?

Reflita sobre essa questão?

Antonio Vitor disse...

Olá, Bruno.
Tenho conversado muito com você e não sabia que você gostava de noticias negativistas.Nessa estou com o Lott, pois ele retratou bem o seu tipo de critica à imprensa local, ou melhor ao nosso jornal, o jornal de todos os adamantinenses chamado Diario do Oeste. Nós somos imparciais. Relatamos os acontecimentos sem deturpar a verdade e sem polêmicas.O Diario do Oeste informa e os leitores tiram as suas conclusões. Temos sim, que dar boas noticias, isso não nos impede de também escrevermos sobre o que achamos errado. Ah, vê se autoeriza a publicação desse meu comentário.

Bruno Pinto Soares disse...

Olá Antônio Vitor,

Já era sem tempo de vc aparecer por aqui e debater algumas ideias! Quando o Editorial do DO "bate" na gente, fica meio impessoal, pq também é complicado responder ao jornal, pois nunca se sabe se é você ou o Francisco Netto quem escreve.

Entendo sua posição como proprietário do jornal e a respeito. Só não concordo com ela, pois acredito que não há tanta imparcialidade como você diz e também por não me ver como um "negativista". Como cidadão adamatinense dou minha opinião sobre algumas questões e, pelo que vejo e ouço, não sou o único que pensa assim.

Abraço e apareça mais!

ps: Todos os comentários são publicados desde que não haja ofensas pessoais.

Bruno Pinto Soares disse...

Olá "anônimo",

Não tenho intenção nenhuma de "morder uma fatia do bolo". Quanto aos meus amigos, e não sei muito bem a quem vc se refere, não posso dizer por eles.

A crítica em relação a FAI é apenas uma reflexão sobre os problemas da instituição, que também acredito que não são tão grandes como alguns afirmam.
Sei que a FAI precisa de pessoas com mais ousadia e que debatam com a sociedade os pontos fortes e fracos de sua estrutura. Quando se pensa a FAI, se pensa boa parte de Adamantina.
Quem quer o bem da cidade precisa entrar nesse debate. Vc por exemplo, que não deveria ter medo algum em fazer essa afirmação a mim e não precisaria se esconder no anonimato.

abraço

Antonio Vitor disse...

Bruno, que prazer, poder debater com você. Não penso que você é negativista. Entendo você como um cidadão que gosta de debate. Analise comigo. Você liga a tv, entra nos sites, liga o rádio e ouve, lê somente noticias de catástrofes. Tudo bem, elas existem. Mas, no entanto, nós de adamantina podemos sim escrever mais sobre boas coisas dos que as ruins. Nós informamos. Mas, com todo o respeito, entrei para poder falar com você, além de nossas conversas nos cafés da vida. Abraços, bom fim de semana.
ET. Viu a coluna da página 2 de sexta feira?