terça-feira, 25 de agosto de 2009

Expectativa de uma grande avenida

A estrada intermunicipal, que liga Adamantina a Lucélia, não tem recebido tratamento adequado. Trata-se de uma vicinal que une duas cidades, que dista uma da outra não mais que cinco km. A população das duas cidades é de quase 60 mil habitantes.

Desde a sua pavimentação, no final dos anos setenta, nenhuma melhoria expressiva realizada. Quase sempre, aplicam-se precários serviços de tapa-buracos e de lama asfáltica, que apenas acabam remediando os problemas. Atualmente há trechos precaríssimos, com muitas crateras. Além disso, o acostamento, de ambos os lados, está tomado de buracos e capinzal, que torna ainda mais precária a segurança do tráfego.

Observe-se que é uma pista muito movimentada. Por ela, trafegam carros, caminhões, motocicletas, bicicletas, carroças e pedestres. Ressalte-se, também, que a vicinal é um trecho curto, se comparada com outras da região. Porém, apesar disso, tem sido muito mal-cuidada.

Sabe-se que a partir de janeiro próximo, o governo do Estado estará investindo na recuperação de vicinais da região de Adamantina, totalizando de 20,8 km previstos, num investimento de R$ 7,8 milhões. Espera-se, portanto, que a vicinal Adamantina-Lucélia receba o tratamento merecido. Ela tem tudo para se tornar uma avenida, com mão dupla, bem sinalizada, e com uma iluminação adequada em toda sua extensão.

Um dos maiores beneficiados desta conquista seria o comércio de Adamantina. Porém, isso só será possível se houver um trabalho político a altura da expectativa. É o que espera a população.

EDITORIAL - Jornal da Cidade - 24/08/2009

2 comentários:

Amaury Teixeira disse...

Parabéns pelo texto EXPECTATIVA DE UMA GRANDE AVENIDA.
Eu como luceliense sempre defendi a idéia de se fazer uma urbanização nessa vicinal, transformando-a em uma avenida com canteiros centrais, calçadas que serviriam de pista de caminhada e ciclovia, pois a distância entre as cidades é pequena e a ciclovia ajudaria quem quisesse utilizar a bicicleta como veículo de locomoção.
Por fim, um belo ajardinamento assim como vemos nas cidades gaúchas (Gramado / Canela), além é claro, de plantio de árvores tipo cerejeiras, quaresmeiras, ipês, etc...
Amaury Teixeira (RG. 7.486.456)
amaurak@nossalucelia.com.br

Bruno Pinto Soares disse...

O Editorial do JC levanta uma questão importante. A vicinal em questão está muito deteriorada e as "melhorias" não podem continuar paliativas como as dos últimos anos. O trânsito não é pequeno e nos dias de chuva a situação se agrava.

Os apontamentos do Sr. Amaury são interessantes. A questão da ciclovia deve ser pensada, ainda mais agora que Adamantina busca a afirmação como Município Verde. Uma cordenação entre as duas cidades seria de grande valia. DEM (via Kiko) pleiteando com o Gov. Estadual e PT (via João Pedro) com o Gov. Federal.

Algo a ser discutido.