segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Apenas três suspeitas... Será?

“O Brasil é um asilo de lunáticos onde os pacientes assumiram o controle”, Paulo Francis.

Na tarde de sexta-feira, 20, uma estudante de apenas 19 anos foi internada na UTI da Santa Casa de Adamantina com suspeita de Gripe A (H1N1).

Este seria o terceiro caso suspeito na cidade: um homem de 57 anos estava internado, mas seu estado clínico melhorou e uma mulher de 36 anos faleceu na última semana. Duvido que estes sejam os únicos casos suspeitos em Adamantina.

A segunda suspeita, só foi noticiada após a primeira morte. Apesar da insistência da imprensa em obter informações e alertar à comunidade – ainda mais – sobre a doença. Mesmo assim, as autoridades locais “lavaram as mãos” e permitiram eventos públicos com grande aglomeração de adolescentes.

Não podemos parar de viver, é obvio, no entanto, como dizia minha avó “caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém”. Enquanto isso, autoridades de Osvaldo Cruz – mesmo equivocadas – divulgaram um ‘pseudo-caso-confirmado’ e alertaram a população. Dias após, identificaram um ruído de comunicação e corrigiram a informação.

Aqui, a ‘cortina de fumaça’ continua. No jogo de bastidores, a população é prejudicada pelo ‘medo’ de divulgar e pela presteza em ‘omitir’.

Há algum tempo, atuava em um jornal de Adamantina quando noticiei o pior índice de mortalidade infantil da história da cidade, dados assustadores, semelhantes aos encontrados em países da África... Eram dados oficiais, porém, muitos ‘poderosos’ ficaram raivosos com a divulgação de tal informação.

Depois disso, senti na pele ou nas páginas, como preferir, o poder do controle da informação. Naquela época, buscava todos os dias da semana obter uma única informação, entretanto, apenas um jornal a conseguia.

Estava instaurado o novo sistema de direcionamento e manipulação. Antes, atuavam como censores nas redações, agrediam psicologicamente, agora, controlam a informação e a direcionam como querem e a quem preferem.

A informação saía das “salas brancas” direto para as páginas do ‘jornal escolhido’. Nenhum questionamento, nenhuma vírgula alterada, nada. Apenas o nome do autor era alterado (pra não dar na cara, é lógico!). E, apesar da “orientação expressa”, a assessoria de imprensa, muitas vezes, lia a matéria depois de publicada ou se curvava à grosseria do ‘poderosão’.

Sei disso porque, durante este processo de controle de informação, trabalhei no ‘jornal escolhido’ e presenciei esta atrocidade. O jornal não tem culpa, afinal todo veículo de comunicação luta para ter exclusividade. A grande mídia até paga!

Dito isso, somente um fato poderá sanar minhas dúvidas quanto ao número de casos suspeitos de Gripe A (H1N1) em Adamantina: analisar o registro de distribuição de medicamentos à base de Oseltamivir (Tamiflu). Caso contrário – com dos fatos citados acima –
duvido!!!!!

Everton Santos - Jornalista
Artigo publicado no Jornal da Cidade - 24/08/2009

4 comentários:

TiagoLott disse...

uma das coisas que não me deixou ficar neurótico com essa história de gripe foi um documentário que vi no youtube

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=7OKEyAdsKCk

sei que é uma teoria da conspiração, mas vale a pena ver o outro lado da moeda

Mauro Cardin disse...

É muito bom ver um texto de Everton Santos novamente aqui.
Parece que a gripe chegou mesmo! Mas, Everton, não te parece também que as autoridades se preocupem em não causar nenhum tipo de preocupação desnecessária entre os adamantinenses?
Abração,
Mauro

Bruno Pinto Soares disse...

Olá Everton.

Fico feliz com sua volta ao debate. Vc sabe que pessoas combativas e corajosas estão escassas em Adamantina.

Suas pontuações são interessantes e deveriam ser esclarecidas pelo poder público. O cancelamento na Expo Verde talvez dê uma pista do que ocorre nos "bastidores", afinal se a Festa do Peão de Barretos não foi cancelada, alguma coisa pode estar acontecendo no município. Nossa administração está muito preocupada. Com razão, talvez.

Poderiam usar o espaço do Ágora para pontuar as coisas. Mas sabemos nossos políticos não aceitam muito bem as críticas. Experiência própria, vc não conseguirá a atenção que deseja. Uma pena!

Grande abraço

Everton Santos disse...

Mauro, Bruno e Tiago agradeço os comentários.

A gripe A H1N1 não é o tema principal do artigo em tela. O direcionamento de informações, privilêgios oferecidos a este e aquele, sim!

A doença é uma pandemia, atingiu a todos os continentes e não vejo motivo para ficar escondendo informações. Tentar não provocar pânico ou se omitir ao permitir aglomerações públicas.

Acredito que a "falsa impressão" de tranquilidade é péssimo para o trabalho de combate e conscientização da comunidade.

Sei de adamantinenses internados em PP com sintomas, mas estão fora das estatísticas. Há comentários sobre distribuição de Tamiflu para alguns (assim como queriam nossos deputados/senadores, lembra?) e outros casos sendo tratados como suspeitos, também com a medicação.

O pior de tudo isso é que esta administração pregou transparência, mas só modificou o jeito de esconder as coisas...

Essa é a minha opinião!