sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Onde estavam os vereadores de Adamantina?

No último sábado, vereadores de várias cidades se reuniram em Dracena para discutir problemas da região. O encontro propôs formar uma associação na Nova Alta Paulista, com o objetivo de favorecer a discussão dos assuntos regionais com o legislativo estadual e implementar medidas que visem o progresso dos respectivos municípios.

Estiveram presentes vereadores e 11 presidentes de câmaras municipais. Osvaldo Cruz, Lucélia, Tupã, Mariápolis, Pacaembu e outros municípios vizinhos se fizeram representar. Na ocasião foram debatidas questões como o impacto das penitenciárias e a importância da nova entidade. É uma reunião que mostra maturidade. Mas onde estavam nossos vereadores?

Não se pode pensar em coordenação regional sem a participação de Adamantina. Uma cidade que se orgulha de ser polo educacional, referência na área cultural e de eventos, de ter um atrativo comércio e de contar com políticos bem relacionados com deputados não pode ficar alheia a tais acontecimentos. A rigor, deveria encabeçar os esforços para a sedimentação da nova instituição.

É provável que nossos vereadores tenham tomado conhecimento da reunião, feita num final de semana para facilitar o comparecimento. Ou nossos edis não foram convidados para o evento? Se isso ocorreu, trata-se de uma demonstração de desprestígio do legislativo local. Caso o convite tenha sido feito, por que não se enviou um representante?

Raros são os momentos em que os políticos da região deixam as diferenças de lado e decidem trabalhar em conjunto. A própria associação de prefeitos, a AMNAP, tenta sair dos anos de apatia. Adamantina perde a oportunidade de se colocar à frente das discussões regionais e de se lançar como força representativa. Numa época em que os grandes líderes mundiais trabalham de forma coordenada e buscam tomar decisões em conjunto, nossa cidade falta a um encontro de agregação de forças. É uma pena!

A ausência de nossos representantes nos faz acreditar que ou há apatia ou há supervalorização de Adamantina nos assuntos regionais. Depois da perda de verbas, de instituições e de benefícios para outras cidades da região, sobram as costumeiras justificativas, mas elas não resolvem. O que precisa de fato é uma atuação forte e voluntariosa de nossos políticos para impedir que perdas maiores ainda venham a ocorrer. Que se comece pelo envolvimento dos vereadores nos fóruns regionais, nos quais não só mostrem espírito de luta, como também disposição para liderar todo e qualquer esforço em favor da região.

6 comentários:

Mauro Cardin disse...

Oi, Bruno!
É muito estranho ter havido uma reunião de vereadores da Nova Alta Paulista e a segunda mais importante cidade ficar fora (agora, ao que parece, a mais importante é Dracena, da qual, do jeito que as coisas vão, logo seremos cidade satélite. Rs).
Mas tenho certeza de que a Câmara vai explicar para a população por que ninguém compareceu.
Enfim, seu texto tem tudo a ver. Parabéns!

Bruno Pinto Soares disse...

Olá Mauro,

Causa estranhamento o silêncio de nossos 9 edis sobre o caso. Que tenho conhecimento, não houve nenhuma explicação sobre o fato.
É importante que ocorra a prestação de contas. Eles são funcionários da cidade.

Se eu não estiver enganado, a segunda reunião foi marcada para dia 22, em Lucélia. Espero que todos estejam presentes.

Abraço

Anônimo disse...

estranho é, muuuito estranho, pelo menos em Lucélia Adamantina TEM que ser representada.

Londrina disse...

Caro Bruno, você nem imagina onde está se metendo, pois mexer com vereador em Adamantina é muito arriscado. Ainda mais se o edil for daqueles que sofrem de amnésia quando a situação assim o exige.
Abraços.

Bruno Pinto Soares disse...

Caro Londrina,

Felicito sua volta ao Ágora. Tenho certeza que seus textos e comentários enriquecerão e apimentarão esse espaço.

Em relação aos nossos edis, o meu texto apenas abordou uma questão relevante para a cidade. Longe de fazer acusações, apenas levanto a dúvida. Eu, como outros que levaram o artigo, esperamos a resposta dos vereadores. Quem sabe na próxima sessão.
Aguardo ansiosamente.

Por sinal, qual de nossos ilustres representantes precisam de um "memoriol", como dizia meu antigo professor Alfredo Peixoto.

abraço

João disse...

O que nós cidadões adamantinenses podemos esperar de uma camara que foi eleita por nós?
Apenas lembrando o vereador mais votado mal sabe ler... é dificil gente... mas fomos nós que escolhemos...
Eu não moro em Adamantina a mais de 5 anos e frequentemente vou visitar meus paretes que ai tenho... porém a impressa é conivente com toda esta situação... reparem um jornal da cidade detem as publicações da prefeitura como dertermina as leis o outro foi comprado para fazer oposição ao prefeiro reeleito, só porque não foi o locutor da campanha...
Não adiante reclamar agora...
A impressa ao inves de investigar tudo isso, fica publicando colunas sociais entitulando pessoas comuns de doutoures, esquecendo que doutor é quem lutou muito para fazer um doutorado e não um zé mané qualquer, só porque ele é dono disso ou proprietário daquilo...
Mas Bruno, parabens pela iniciativa deste blog, pois é a unica forma de nós adamantinenses de coração e alma ficar sabendo das verdades da nossa querida Adamantina...
Mas fica a pergunta?? Onde estavam nossos vereadores?? Ah! Ja sei não tinha nenhum político para eles sairem na foto e terem suas fotos publicadas em alguns desses jornais.
Grande abraço.
João