quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"Escurão", um lugar para os envergonhados

No texto “Quarto escuro”, Mauro Cardin faz uma excelente dissertação de um assunto que deveria ter sido estudado por aqueles que estão disputando as eleições em nossa querida Adamantina. Isso, apesar do velho mestre ter usado em sua argumentação algumas palavras implacáveis para os mais incautos.
Assim, analisemos parte do que o filósofo escreveu: “O envergonhado é pois um desmascarado. Se o mundo é um baile de máscaras, como diz Machado de Assis, o sujeito sobre quem recai a vergonha é aquele cuja máscara caiu, e para quem já não há mais lugar no baile. Só lhe resta ir para o quarto escuro, abraçar o travesseiro e tentar reunir forças para voltar a se expor ao olhar alheio”.
Seguindo essa dura, mas correta linha de raciocínio, nossas autoridades deveriam preparar uma “clínica” para receber algumas centenas de pessoas que nestas eleições serão vitimadas pela síndrome do quarto escuro. Aliás, acredito que o único local com espaço suficiente para atender tamanha demanda seria o ginásio de esportes que, com algumas adaptações, poderia ser transformado no “Escurão”. Explico.
Como em nossa cidade temos cerca de 70 candidatos disputando as nove cadeiras da Câmara Municipal, é óbvio que mais de 60 desses candidatos serão derrotados. E já que entre eles existem pelo menos 40 calouros na política, após a “chevrolezada” alguns irão procurar um quarto escuro para abraçar o travesseiro em busca de forças para encarar os olhares dos amigos que não concordavam com as suas candidaturas. Dessa forma, fica mais do que justificada a importância que o “Escurão” terá para nossa sociedade.
No entanto, não serão só os candidatos derrotados que irão precisar de tratamento no novo estabelecimento de saúde. Serão necessárias umas 50 vagas para atender os fracassados empresários de partidos nanicos, bem como para abrigar os coordenadores de campanha que um dia sonharam com um carguinho de agente político. Detalhe, esses dois grupos, por questão de segurança, devem ocupar leitos próximos ao Centro de Tratamento Intensivo - CTI do “Escurão”.
Finalmente, gostaria de dizer que uma ala do “Escurão” deverá ser ocupada por alguns integrantes do Blog Àgora Adamantinense, que em seus comentários infelizmente se esquecem de que a humildade e o respeito pelo próximo devem ser colocados acima de qualquer outra coisa, inclusive de berços e de posições sociais. Espero que uma temporada no “Escurão” faça com que essas pessoas passem a refletir antes de atacar seus semelhantes.

30 comentários:

Mauro Cardin disse...

Ao período eleitoral sempre se seguiu um outro de muito ressentimento. Nesta eleição não será diferente. É quando a auto-imagem do candidato se choca com a imagem que a população faz dele. Todo candidato, quando se olha no espelho, vê um George Bush, mas não é bem assim que o eleitorado o tem. No mais, sinto muito pelo fato do seu artigo, como sempre interessante e espirituoso, ter sido atropelado aqui no blog. E obrigado pela citação do meu texto, que nem mereço. Abração.

Anônimo disse...

Valeu Londrina.Você mandou metade da cidade para o quarto escuro.Inclusive,alguns medíocres comentaristas do blog.

Londrina disse...

Caro Mauro Cardin.
Concordo com tudo o que você disse. Infelizmente, algumas pessoas ainda não aprenderam o real significado da palavra ética.
Talvez esse seja meu último artigo no blog.
Abraços.

Anônimo disse...

Grande Londrina.

Como sempre uma bela análise da conjuntura municipal. Acredito que, como o termo 'Mesa de Maquiavel', 'Quarto Escuro' se tornará um lugar comum no vocabulário político adamantinense.

Momentos de reclusão e reflexão poderiam ser benéficos para uma grande parte de nossa classe política. Repensar as alianças, as condutas pré e pós eleitoral, as promessas de campanha, tudo isso traria benefícios para aqueles que pensam em governar, um dia, nossa cidade.

É claro que alguns deveriam passar um bom tempo no CTI do Escurão, ou melhor, ganhar vaga perpétua nesse estabelecimento simbólico! rs

Dia 6 de outubro saberemos quais irão preencher as vagas. Apesar que algumas já tem nomes marcados!

abraço

ps: Espero que este não seja seu último texto. Sua pessoa e suas idéias são maiores do que qualquer boato desagregador que quiseram plantar.

Anônimo disse...

É isso aí véio Londrina,pare de perder tempo com esse bando de idiotas.

Anônimo disse...

O Londrina vai parar de escrever no blog????

Anônimo disse...

Pelo jeito o camarada Londrina não aguentou as cospirações da bruxa keka.Acho que dessa vez o blog acaba.

Anônimo disse...

Eu sabia que o vassalo e seu pobre mestre não iam aguentar o tranco.kkkkk...

Anônimo disse...

Acho que o blog do Éverton deve ser melhor.Esse daqui,com os desfalques que estão acontecendo vai acabar...acabando...kkkk

Anônimo disse...

O comentário na cidade é que o Everton contratou o Mauro Cardim e Londrina a peso de ouro para o blog dele, Parece que esse Blog vai para segunda divisão. RSRSRSSRSR

Everton Santos disse...

Caros anônimos, fiz um blog sim, mas não contratei ninguém!

Acredito que o blog "Ágora Adamantinense" não sucumbirá, no entanto, há necessidade de mudanças para que a democracia não seja confundida com anarquia.

Espero que os colaboradores deste espaço público continuem escrevendo, mas estabeleçam critérios para a publicação de artigos e postagem de comentários.

Mesmo não nominados, agradeço a citação de meu blog (livrejornalismo.blogspot.com/). Em menos de uma semana já tive 200 acessos. Muito obrigado pelas visitas.

Anônimo disse...

Londrina

Entre tubarões e bagres ensaboados nossa política transformou-se numa grande peixaria.
Com essa fraca dieta eleitoral, como saciar nossa fome política?

Obs. Reserve uma vaga para mim na inauguração do escurão.
Abraços Fábio.

Anônimo disse...

Nunca pensei que o Sr.Londrina fosse tão maldoso.O duro é que ele apronta e depois fica se fazendo de vítima.Gozar com a cara dos outros é facíl,ruim é quando gozam com a cara da gente,né Sr.Londrina?Pois fique sabendo que nem os candidatos do PT aprovam o que o senhor escreveu.Depois da eleição nós conversaremos.

Anônimo disse...

O Sr.Mauro Cardin deveria explicar o que é artigo espirituoso.Seria o mesmo que artigo gozador?

Anônimo disse...

Pai Ambrósio
Londrina, para curar o mal do quarto escuro, só Pai Ambrósio resolve, como problemas amorosos e profissionais, curo qualquer doença, até viadagem, curo qualquer vicio, encontro cão perdido, tiro unha encravada, e fimose, jogo cartas, bingo e bilhar.
Estou aqui para ajudar você, qualquer duvida consulte Pai Ambrósio

Anônimo disse...

esse londrina é um babaca que usa um boné fedorento do mst e coça o saco o dia inteiro fingindo fazer alguma coisa pro servidor público.

Anônimo disse...

Chalita e Candidato se os problemas de vocês é viadagem, Pai Ambrósio vai resolver, não fiquem com medo meninas, soltem a franga, aqui é um espaço sem preconceitos.

Anônimo disse...

Qual o remédio? Arrumar um namorada e fingir? Ou casar e pular a cerca com alguns bofes?

Londrina disse...

Prezado candidato
Você se engana quando diz que sou maldoso, não tive a intenção de ofender ninguém em meu texto. Se isso aconteceu, peço desculpas aos ofendidos. No entanto, quem dará a palavra final nesse assunto serão as urnas. Boa campanha.

Anônimo disse...

Este blog tem o intuito de discutir assuntos de interesse da comunidade e trocar idéias,
é impressionante a quantidade de calhordas que se escondem no anonimato para destilar seus venenos, se vocês não tem o que fazer deveriam arrumar, vão ajudar a esposa ou "companheiro" a arrumar cozinha e lavar roupa.
Um abraço a todos articulistas do blog. Continuem mandando bala e deixem os calhordas pra lá.
A inveja deve doer.

Mauro Cardin disse...

Candidato, reli o texto do Londrina e de novo não vi o que possa ofender. É um artigo bem humorado, que trata de uma questão corriqueira com certa leveza. Só na parte final é mais cáustico, mas também não ofensivo e não diz respeito a candidatos (exatamente nessa parte chama a atenção para o respeito que se deve ter com as pessoas, ainda que em forma de bronca).
Participo da vida pública há dez anos e também já fui candidato. Quantas vezes vejo na imprensa coisas dirigidas a mim que não agradam nem um pouco. Tenho procurado, e a bem da verdade conseguido, não perder a paciência, porque toda pessoa pública (pelo menos enquanto pública) é exposta, e só se pode ser pessoa pública com exposição. De outro modo: só se pode defender uma causa pública se expondo. Acho até meio doloroso isso. Mas para cada crítica que amargamos, recebemos também muitos comentários de aprovação. Talvez eu aja assim porque é uma regra da democracia que as pessoas comentem sobre aqueles que atuam na política. O político sai no jornal, tem sempre alguém lhe trazendo um microfone para que diga o que acha disso ou daquilo. Ou seja, ele tem sempre canais à disposição para se manifestar. Seria injusto se não houvesse nenhum inconveniente, principalmente com a imprensa: então ela me abre seus canais e não pode dizer nada sobre mim além de elogios?... Quem ama a sereia pelo lindo rosto tem também de suportar seu lado peixe.
Infelizmente, temos até entre nós políticos de um partido extremamente democrático em seus dogmas mas que, quando contrariados, dão um murro na mesa ou perdem a cabeça. Acho isso ruim. A democracia não pode ser boa só quando interessa. Um abraço pra você e um bom desempenho na eleição.

Anônimo disse...

Caro Londrina, concordo discordando. Em que pese a massa "crua" de candidatos ao cargo de "edis", só temos a lamentar a falta de coragem dos "bons" em darem sua cara para bater se candidatando. Enfim, sobrou para quem???Voce cosegue imaginar o que vem por aí?

Anônimo disse...

Envergonhados?? Pois é...
Mas ainda mais envergonhados do que eles deveriam ficar certas pessoas que preferiram ficar aí pelos cantos, se escondendo do grande olhar popular a ter que se submeter ao julgo(reconheço: na maioria das vezes injusto) eleitoral.
Pelo menos eles tiveram coragem, coisa que faltou a muitos "ditos capacitados" da nossa cidade.
Pena que para esses o quarto escuro não é preciso, afinal nem pro baile tiveram coragem de ir. Preferiram ficar espiando pelas janelas.Assim, creio eu que as máscaras ficam mais dificeis de cair...

Anônimo disse...

Ahh, esqueci de dizer uma coisa. Certa vez quando o Bruno escreveu o artigo intitulado Busto do Conêgo Aquino(dia 28 de agosto) o Mauro atentou ao fato de que um texto pra ser lido no monitor não deveria passar de 420 palavras.
Só gostaria de registrar que o simples comentário de um texto, que ele, o Mauro, acaba de postar aqui possui 297 palavras.
Mauro, qual seria então o número máximo indicado para os comentário? Sera que ficaria dentro das 300 palavras?

Abraços

Mauro Revisor disse...

Reconheço que o meu comentário foi mesmo muito longo.

Anônimo disse...

Com certeza o mauro é o melhor escritor da cidade de Adamantina.
Em breve será da região da nova alta paulista, eu tenho fé!

Anônimo disse...

Sartori comenta.....

Apesar da demora, mas nunca desacreditando neste espaço,me reservo o direito de então obeservar a surpreendente maneira que algumas importantes personagens adamantinense tratam sua expressão e vocabuário neste instrumento de carater positivo para uma sociedade moderna e tecnologista que a evolução exige. Parabéns Londrina, Mauro e Bruno precisamos dessa conduta e retórica para aprimorar o nosso sofrivel dia dia !!!!!!!

Anônimo disse...

Londrina,
Que feliz vc foi neste seu artigo ESCURÃO companheiro,me faz lembrar os meus tempos áureos de Diretório Acadêmico na Universidade em tempos difíceis de 1973. COntinue camarada.........

Bruno Pinto Soares disse...

Obrigado Sartori,

É interessante uma análise diferenciada como a sua!

Esperamo vc por aqui!!

Anônimo disse...

Entre os 15 e 16 anos fui aluna do Mauro Cardin,descobri este blog a pouco e pelo que vejo ele continua com a mesma dinâmica,personalidade forte e surpreendente e de uma sensibilidade com o próximo que é d+,não tem igual,ele é o que se pode dizer,um mestre(como no filme "Um Mestre Com Carinho")pessoas que foram alunos(as) dele podem entender o que acabei de dizer...